-
Arquitetos: Hariri Pontarini Architects
- Área: 33000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Nikolas Koenig, James Brittain, Tom Arban, Alina Cornea, Maris Mezulis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma grande escola de negócios tem três dimensões: ela deve atrair, deve inspirar e deve construir um rico senso de comunidade. Portanto, quando Hariri Pontarini Architects (HPA) foi escolhido a partir de um concurso internacional para projetar o novo edifício Richard Ivey para a Escola de Negócios Ivey da Universidade Ocidental, o objetivo era criar um ambiente que permitisse que a escola fosse competitiva no cenário global e ao mesmo tempo celebrasse a arquitetura e o patrimônio gótico da universidade, acrescentando um edifício de assinatura para a cidade canadense Londres.
Abordagem conceitual
Conceituada como um geodo rochoso, o edifício usa pedras para expressar uma forte sobriedade exterior que se relaciona com a forma e materialidade que é conhecida no campus, enquanto o quadrado central verde, cheio de vida e calor, foi preservado para a experiência interior da escola.
Projeto
HPA abordou o projeto de dentro para fora, capturando o que é significativo e singular sobre a Escola de Negócios Ivey para a comunidade e refletir a sua abordagem única de aprendizagem baseada em equipes. A estrutura de três pavimentos usa um quadrilátero central como elemento organizador primário, com um hall e salão com a altura total do edifício que ancora a circulação principal. A distribuição das vinte salas de aula e de estudos foram posicionadas em torno deste quadrado central, incentivando a interação e colaboração dentro e fora das salas de aula.
Uma transição gradativa do ativo ao contemplativo informa a distribuição dos elementos adicionais do programa; a ala oriental contém a entrada principal, o anfiteatro, e o Grande Hall. Do outro lado, os espaços se tornam cada vez mais silenciosos ao se aproximar da Biblioteca.
Os materiais - pedra, concreto, vidro, cobre, aço e madeira - foram selecionados pelas suas qualidades elementares e intemporais do edifício.
Um senso de espaço
A localização do edifício Ivey em um canto ativo da Western Road e Brescia Road, um cruzamento importante, cria um edifício de assinatura, icônico, com vista para a rótula principal do campus e para os jardins ao norte, em uma localização estratégica dentro do campus, entre o núcleo do campus principal e as faculdades periféricas. Nosso projeto, baseado no arquétipo de concepção em torno de um quadrilátero, criou um edifício que é econômico, otimiza a luz natural e minimiza a sua pegada de carbono.
As conexões funcionais com a cidade e a universidade foram melhoradas através da clarificação de estacionamento e de acesso: estacionamento de alunos ou professores possuem um caminho claro a partir do oeste da entrada principal, e o estacionamento para visitantes, a partir da estrada de serviço ao leste, onde também estão, discretamente, as áreas de manutenção do edifício. A área de estacionamento de bicicletas fica perto da entrada, além de um caminho que leva diretamente ao ponto de ônibus principal, fornecendo conexões diretas e seguras para a entrada do edifício.
Paisagismo
Inspirado pela reputação da cidade de Londres como a "Cidade Floresta", a abordagem principal do edifício está alinhada com as árvores. A paisagem existente foi preservada e melhorada, especialmente o arco de árvores ao longo da Brescia Road. A Western Road foi reforçada pela implantação do edifício, enquanto a sua natureza em movimento rápido também foi reconhecida por um muro verde de pedra que cria um isolamento acústico. A paisagem do perímetro restante do edifício é tranquila, é um espaço ideal para "pensar em movimento".
Sustentabilidade e Acessibilidade
Algumas estratégias e tecnologias foram empregadas para alcançar um projeto sustentável. Janelas com baixa emissão de argônio em esquadrias térmicas, sensores de ocupação de iluminação e de recuperação de calor com a ajuda de ar ventilado melhoram o desempenho energético em 51%.
Recursos eficientes nos banheiros reduzem o uso de água potável em 58% e o paisagismo que favorece as espécies nativas são parte de uma estratégia que se estende à sensibilidade da "Cidade Floresta" em todo o terreno. O edifício está registrado e é esperado para alcançar a certificação LEED Gold.
Comunidade e Identidade
O novo edifício Richard Ivey apoia a comunidade Ivey em todas as escalas e reforça a assinatura Ivey por ancorar a educação na comunidade. Construído para a contemplação silenciosa, bem como a colaboração, o projeto do HPA atrai, inspira e une a escola. O novo edifício respeita o passado usando uma abordagem contemporânea de materiais atemporais que ecoa a tradição do campus da Universidade Ocidental.